Olá!
Mês de junho...inverno chegando e com ele os deliciosos festejos juninos!!! Eita que alegria!
Agora... se você pensa que em arraiá só tem quitudes, bebidas quentes, bandeirinhas, quadrilha, prendas, fo-guei-ra...ahh lembre-se que tem santo também! Isso mesmo! Santo Antonio, São João e São Pedro!
De acordo com cada região de nosso país, as tradicionais festas juninas - também conhecidas como "arraiá" - podem ter suas características, digamos, "personalizadas", mas de modo geral são estes três santos os padroeiros dos festejos segundo a tradição católica.
Cada santo, além de uma data especial para sua festa tem também uma planta que leva o seu nome...e claro é sobre elas que vamos aprender um pouquinho mais por aqui.
O primeiro a se apresentar é Santo Antonio, seu dia é 13 de junho, um dia após o dia dos namorados, e este é conhecido como o santo casamenteiro, que protege e preserva o amor.
Simpatias das mais variadas são sugeridas para aqueles que desejam encontrar a sua metade-da-laranja, mas nenhuma delas envolvendo a Flor-de-Santo-Antonio:
Cuphea ignea
Trata-se de uma planta muito rústica, de pouca manutenção, precisando de solo fértil e podendo estar a pleno sol ou meia-sombra.
Muitos dizem que esta flor lembra a imagem de um santo - por isso tem este nome - confesso que ao vê-la pensei primeiro em um lindo beija-flor se deleitando no delicioso néctar deste "tubinho radiante"...falta de intimidade com o santo? Pode ser, mas melhor deixar pra lá e seguirmos nosso calendário festivo.
A próxima data em questão é o dia 24, dia de São João. Está chegando! E desde pequena esta sempre foi minha festa favorita!
São João foi primo de Jesus e conta-se que para anunciar seu nascimento, sua mãe Isabel mandou erguer na porta de sua casa um mastro e acender uma fogueira para ilumina-lo anunciando a chegada de seu filho. Talvez por isso os mastros também estejam presentes nas festas juninas - eles carregam as imagens dos três santos.
Pyrostegia venusta
O Cipó-de-São-João, apresenta flores que chamam atenção pela sua cor-de-fogo-fogueira. Elas são comumente encontradas em barrancos de beira de estrada e tem propriedades medicinais. Encontrei um post mais detalhado e exclusivo sobre elas e para quem quiser saber mais: http://plantarecultivar.blogspot.com/2009/07/joao-de-barro-cipo-de-sao-joao-e-minhas.html vale a pena conferir!
Por fim, a data onde geralmente temos a noite mais fria do ano, dia 29 de junho e a festa de São Pedro.
Popularmente conhecido como guardião, cuidador das portas do céu e a pedra inicial do catolicismo.
Escolhi para homenageá-lo: a Rosa de Pedra.
Echeveria elegans
São lindas! Estou aprendendo a lidar com elas, olha onde a danadinha se enfiou ao escapar do vaso!
Rosas de pedra são usadas em vasinhos ornamentais, forrações de jardins de pedra etc. Luminosidade sim, água nem tanto. Prometo escrever somente sobre as suculentas, pois elas merecem!
"São João, São João acende a fogueira do meu coração" acho que todo mundo já cantarolou por aí! Então, escolha sua flor e sigamos em festa! Até a próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário