"Todos gostam de sombra, mas poucos cuidam das árvores".
Recentemente esta imagem andou circulando pelas redes sociais...
Qual a sua reação?! O que lhe vem à mente? O que podemos fazer?
Hoje vou contar a história, de uma pessoa que certamente partiu sem ver esta foto, mas preocupada com a possibilidade desta situação acontecer, nos deixou uma bela e poética herança.
Tal história está relacionada com meu novo trabalho, há aproximadamente um mês estou estagiando na Mata de Santa Genebra - uma das maiores áreas de Reserva Nativa Urbana, do Brasil!!! Pensa que alegria!! "Descobrir" este "paraíso urbano" aqui tão próximo a mim...
Mas vamos ao que nos interessa, tomo a liberdade de transcrever alguns trechos do livro* que conta sobre a criação desta reserva:
"Em 1982, Dona Jandyra Pamplona de Oliveira, anunciava seu desejo de proteger e preservar o remanescente de mata nativa de sua propriedade, a Fazenda Santa Genebra. Atenta ao crescimento da cidade, Dona Jandyra procurava um meio de manter os mais de 100 alqueires de mata incólumes à ação do tempo e dos loteamentos que se espalhavam pela região.
Ao espírito despojado de Dona Jandyra, movida pela sua consciência e pelo respeito aos bens públicos, se deu a motivação da família em abrir mão de dois milhões e meio de metros quadrados, localizados em uma das fronteiras de crescimento intenso e valorizado da cidade, para ali se constituir uma reserva natural, preservando um valioso patrimônio.
A criação dessa reserva foi, no entanto, materializada pela participação intensa da Prefeitura de Campinas, cuja equipe técnica se esforçava para buscar soluções às condições exigidas pela família, que poderiam interferir na municipalização da Mata. Em primeiro lugar, havia a sensação legítima da Dona Jandyra, que temia uma simples doação à Prefeitura. A mata, dizia ela, poderia dar lugar a parques e bosques públicos em administrações futuras, quando nosso objetivo era justamente o de resguardá-la em suas condições originais. Em segundo, existia a questão - a dedicação e interesse das futuras administrações em manter a Reserva iria ser correspondente ao daquela que, naquele momento, se entuasmava com a beleza e importância da Mata?
Chegou-se finalmente a uma solução jurídica: Foi doada a sombra da Mata ao Município. Dessa maneira, na medida que a cobertura vegetal fosse destruída a propriedade retornaria aos proprietários."
Criou-se nesta mesma ocasião, a Fundação José Pedro de Oliveira, responsável pela administração e preservação da Mata que possui uso restrito para fins científicos e culturais.
vista aérea da Mata de Santa Genebra
Então é isso!!! Um tiquinho de consciência ambiental, que tal?! E se você for como eu, que achava que a salvação do planeta estava na Amazônia (lá bem longe...) surpreenda-se pois aí bem pertinho de onde você vive certamente existe uma sombra, esperando para ser valorizada!!!
Até a próxima!
A Mata de Santa Genebra recebe o público para visitação sempre no último domingo de cada mês.
*ECOLOGIA E PRESERVAÇÃO DE UMA FLORESTA TROPICAL URBANA
Reserva de Santa Genebra, Hemógenes F. Leitão e Patrícia C. Morellato, ed. UNICAMP
Nenhum comentário:
Postar um comentário